Desculpa, amiga.

February 6, 2007 at 11:31 am Leave a comment

O meu nome é Cleia. Vou-vos tentar contar uma história que se passou comigo, exactamente no ano do último referendo sobre a despenalização da IVG quando eu tinha 15 anos e ainda vivia em Coimbra.

Cleia – Estou miga? Então tudo bem?
Joana – Não miga. Tudo péssimo. Estou grávida… (baixinho)
Cleia – Grávida? A sério? Mas… o que é que vais fazer agora?
Joana – Não sei. Estou tão aflita amiga… Tu sabes que até quero ter filhos mas não agora. Não posso. Nem pensar. Não quero mesmo amiga. Não sei fazer isto. Ajuda-me!
Cleia – OK. Vai falar com o teu médico. Pode ser que possa ajudar.

Cleia – Estou Joana? Então? Tudo bem? Falaste com o médico? Disseste-lhe das pílulas?
Joaninha – Disse. Disse-lhe que não falhei uma. Ele disse que nenhum método contraceptivo era 100% seguro…
Cleia – Pediste-lhe que te ajudasse?
Joaninha – Pedi. Olhou para mim como se fosse o pior monstro do mundo. Como se fosse uma criminosa. Disse para eu emigrar, para ir onde eu quisesse mas que no país em que ele vivia interromper uma gravidez era crime e com direito a pena de prisão.

Cleia – Estou Joana? Sou eu.
Joaninha – Ah, olá. Olha, já decidi. Vou a uma casa ao pé de Pombal. O João não pode vir. Não podes vir tu comigo? Arranjámos vinte contos e vou amanhã.
Cleia – Oh amiga e o que é que eu vou dizer aos meus pais? Não dá. Desculpa…

Cleia – Estou Joana? Estou?… Estou?…

Eu nunca mais vi a Joana. Desculpa foi a última coisa que lhe disse. E volto a dizer. Até que esta lei mude. Em 1998 muitos de nós como eu nada puderam fazer para mudar esta lei que hoje em dia humilha muitas mulheres. Não tinha 18 anos. Este ano eu vou votar no dia 11.Vou votar sim. Não deixem de votar. Votem SIM. Porque não ir votar é votar não.

Cleia Almeida, actriz

Entry filed under: Artigos, Artigos do Sim, Mensagens dos Mandatários. Tags: .

Areia para os olhos Sim, porque a negação do direito a interromper a gravidez não faz desaparecer a sua necessidade

Leave a Reply

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Passa a mensagem!

EM AGENDA
JANTAR 1º ANIVERSÁRIO - 2ª, 11/2, 19h30 Cervejaria Trindade, Lisboa

Cartaz 2 - Movimento Jovens Pelo Sim

SITE DO MOVIMENTO JOVENS PELO SIM
WWW.JOVENSPELOSIM.ORG

CONTRIBUI PARA O NOSSO MOVIMENTO

INSCREVE-TE NA MAILING LIST DE INFORMAÇÕES

EM ANTENA & ARTISTAS PELO SIM

Estatísticas

  • 69,567 hits

Feeds

SIM no Flickr

Vota SIM à despenalização. Get yours at bighugelabs.com/flickr

