O Professor que se cuide…

February 3, 2007 at 12:05 pm 2 comments

Portugal é o único país do Mundo em que o movimento pró-penalização do aborto desenvolveu a tese «Queremos o aborto proibido, não queremos penalizar a mulher».
Na génese deste slogan peregrino e improvável estão os famosos vídeos do Professor Marcelo, exímio mestre na arte do discurso político dissimulado.
Marcelo foi brilhante como enterrou, semana após semana, António Guterres. Foi excepcional a explicar, na sua «missa dominical», porque é que Durão e Manuela Ferreira Leite estavam a fazer um excelente trabalho (apesar do país ter mergulhado numa das mais graves recessões das últimas décadas). Teve tal poder destruidor, durante o mandato de Santana Lopes, que este fez tudo por tudo para calá-lo…
Agora, no referendo, os seus vídeos tiveram um impacto brutal.
Houve milhares de downloads, vários dias consecutivos. Políticos conservadores, que sempre tiveram um feeling que deveriam apelar ao voto no Não, mas que não encontravam grandes argumentos para o fazer, viram aqui uma tábua de salvação: Começou-se a dizer por todo o lado: «Sou contra a penalização da mulher, mas a liberalização, não». Os deputados do PSD que aprovaram a pergunta do referendo (que de resto é idêntica à que aprovaram em 98), começaram a dizer que a pergunta era falaciosa… A confusão estava lançada e o Não, com este argumento peregrino, parecia ter feito a sua jogada mais inteligente.
Entretanto, algumas vozes, começaram a questionar qual deveria ser então a sanção, visto que se defendia a proibição.
Silêncio…
Telmo Correia disse qualquer coisa na TSF acerca «daquelas sanções menos graves, como as que há no código da estrada». Aparentemente queria que houvesse lugar à cassação da carta de condução àquelas mulheres que abortassem até às 10 semanas…
Claro que, para quem estava atento e seguia o debate, era óbvio que a argumentação de Marcelo era enganosa e meramente retórica. Mas a verdade é que o seu argumento continuava a fazer escola, até porque, como sabemos, a comunicação social é bastante acrítica e não se quer meter muito a fundo nos assuntos…
O seu argumento continuava a fazer escola, dizia eu, até que houve um ponto de viragem na campanha, trazido, creio, pelo Movimento dos Jovens pelo Sim (que nome tão foleiro).
Ricardo Araújo Pereira entrou em campo e, numa primeira jogada tipo Maradona, arrasou totalmente os vídeos de Marcelo com a sua célebre caricatura.
Como por milagre, deixei de receber no mail os vídeos de Marcelo e deixei praticamente de ouvir a repetição da argumentação redonda do professor nas bocas do Não.
Ricardo Araújo Pereira foi (mais uma vez) absolutamente brilhante e o professor que se ponha a pau: Mais uma ou duas iguais a estas e a RTP rescinde o contrato milionário que tem com Marcelo Rebelo de Sousa.
Acaba-se de vez a missa de Domingo na TV.

Bernardino Aranda, Lisboa

Entry filed under: Artigos, Artigos do Sim, Informações. Tags: .

Artistas Pelo Sim 3 Qual Fradique Mendes, qual quê

2 Comments Add your own

  • 1. ana  |  February 3, 2007 at 7:33 pm

    eu acho que estamos aqui a falar sobre um assunto que mexe com consciencia humana, voto sim porque nao quero que hoje para amanha a minha irma va parar a prisao ,

    Reply
  • 2. MC  |  February 4, 2007 at 6:58 pm

    Muito bem dito!

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Passa a mensagem!

EM AGENDA
JANTAR 1º ANIVERSÁRIO - 2ª, 11/2, 19h30 Cervejaria Trindade, Lisboa

Cartaz 2 - Movimento Jovens Pelo Sim

SITE DO MOVIMENTO JOVENS PELO SIM
WWW.JOVENSPELOSIM.ORG

CONTRIBUI PARA O NOSSO MOVIMENTO

INSCREVE-TE NA MAILING LIST DE INFORMAÇÕES

EM ANTENA & ARTISTAS PELO SIM

Estatísticas

  • 69,566 hits

Feeds

SIM no Flickr

Vota SIM à despenalização. Get yours at bighugelabs.com/flickr

%d bloggers like this: