Teatro pelo Sim na Maia

January 20, 2007 at 7:47 pm 1 comment

g

Há 5 anos, o Tribunal da Maia assistiu ao julgamente de 43 pessoas por crime de aborto, incluindo 17 mulheres acusadas de interromperem voluntariamente a gravidez à margem da lei. Uma delas confessou e foi condenada; uma parteira e um assistente social também. A parteira foi posteriormente indultada pelo Presidente da República, na altura Jorge Sampaio, e o assistente social posteriormente absolvido.
Para assinalar esta triste data, em que caiu de uma vez por todas por água abaixo a demagogia de quem garantia, há 8 anos, que mulher alguma seria julgada, os movimentos pelo Sim juntaram-se na passada quinta-feira à porta do Tribunal.
Os jovens pelo Sim contribuiram com uma performance dramática levada a cabo por cinco mulheres: uma, vestida de branco, de olhos vendados e segurando uma desequilibrada balança, personificava a justiça a ser adulterada pela palavra «não»; as outras quatro representavam as diferentes origens etárias e socio-económicas das mulheres que recorrem ao aborto clandestino para pôr termo a gravidezes indesejadas. As algemas simbolizavam a humilhação e a perseguição a que a actual sujeita as mulheres.
Entre os oradores encontrava-se o ex-director do Instituto de Medicina Legal do Porto, Pinto da Costa, que foi bem claro: «Não somos a favor do aborto, somos contra uma lei terceiro-mundista que só prejudica as mulheres, que as condena e humilha». Um dos condenados de há 5 anos, o assistente social José António Pinto, da Junta de Freguesia de Campanhã (que acolhe alguns dos bairros problemáticos do Porto), não quis deixar de marcar presença. Em 2001 foi condenado por ajudar mulheres «no limiar da dignidade humana», que lhe bateram à porta «desesperadas», encaminhando-as para a única via possível neste país: o aborto clandestino. Ainda hoje, «praticamente todas as semanas» recebe pedidos de ajuda de uma mulher com uma gravidez indesejada. Para quem a actual lei continua a só ter para oferecer o aborto clandestino, a humilhação e a prisão.

2
duas

Entry filed under: Informações. Tags: .

Em agenda: Caminhada Pelo Sim Países

1 Comment Add your own

  • 1. Andreia Faria  |  January 21, 2007 at 8:57 pm

    Como maiata, aplaudo a iniciativa. Foi pena não ter assistido.

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Passa a mensagem!

EM AGENDA
JANTAR 1º ANIVERSÁRIO - 2ª, 11/2, 19h30 Cervejaria Trindade, Lisboa

Cartaz 2 - Movimento Jovens Pelo Sim

SITE DO MOVIMENTO JOVENS PELO SIM
WWW.JOVENSPELOSIM.ORG

CONTRIBUI PARA O NOSSO MOVIMENTO

INSCREVE-TE NA MAILING LIST DE INFORMAÇÕES

EM ANTENA & ARTISTAS PELO SIM

Estatísticas

  • 69,566 hits

Feeds

SIM no Flickr

Vota SIM à despenalização. Get yours at bighugelabs.com/flickr

%d bloggers like this: